30 de jul. de 2010

A COR NA DECORAÇÃO DO AMBIENTE

Que cor usar na decoração do ambiente? Como combinar os objetos decorativos com as cores escolhidas? Essas são dúvidas frequentes, por isso esse post, para ajudar um pouco mais nesse quesito tão importante na decoração.


Decidir a cor de um local é uma tarefa extremamente díficil, pois diferentes cores nos transmitem diferentes sentimentos e sensações. Linhas de estudo como a cromoterapia, o Feng-Shui (filosofia chinesa) acreditam que o uso de determinadas cores afetam o estado de espírito das pessoas.

As cores são classificadas basicamente como quentes (vermelha, laranja, amarelo) e frias (cor violeta, azul, verde). As primeiras diminuem o espaço visual, enquanto as cores frias aumentam. Por isso, é bom lembrar que os tons mais suaves são mais indicados para as paredes, enquanto os fortes para objetos e aplicações decorativas.

Veja abaixo o que cada cor transmite e que sentimentos trazem à tona!

Violeta: Privilegia o lado espiritual, promove harmonia, propicia inovações e mudanças. É indicada para ambientes que favorecem à criatividade. O local fica mais elegante. A cor representa poder e a riqueza.


Amarelo: Sinal de intelectualidade. É a cor do sol, do otimismo, da alegria. É ideal para locais estressantes, pois alivia a sensação de esgotamento mental. É aconselhável para o escritório, cozinha, sala de visita ou sala de trabalho.


Laranja: Estimula a libido, auxilia no processo criativo. Ideal para salas de estudos, escritórios e quartos.


Rosa: Traz conforto e aconchego e pode estar presente em todos os cômodos da casa, é o tom do amor universal e resulta em tranqüilidade.


Vermelho: Fonte de energia positiva estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor não é muito aconselhável. Não deve ser usada em excesso na pintura de paredes, pode acarretar nervosismo.


Verde: Exprime sensação de paz, alivia a tensão e representa a esperança. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer cômodo da casa. É indicada para quartos e ambientes de descanço.



Azul: Sinônimo de tranqüilidade. Nos quartos a cor é ideal para um sono agradável. É recomendável também para a cozinha e sala de jantar.


Porém na decoração não existe cor certa ou errada cabe a nós decidir que sentimentos e emoções queremos sentir e/ou ressaltar dentro de um lugar específico.

Espero que agora a sua escolha seja mais fácil e prazerosa!

3 comentários:

  1. Olá Emília!

    Que post maravilhoso, adorei as fotos...
    Vc disse tudo: decoração são os nossos sentimentos e emoções!!!

    Um ótimo domingo!
    Michelle

    ResponderExcluir
  2. Amei este post!
    Com certeza a cor faz toda a diferença!

    ResponderExcluir