29 de dez. de 2010

ANO NOVO, CASA RENOVADA

Um ano novinho em folha está chegando! E para atrair boas realizações em 2011 vale limpar, arrumar e enfeitar a casa...
Todo ano, quando dezembro desponta, a professora de ioga Dany Gonçalves dedica algumas horas para organizar papéis e separar roupas que não usa mais. "Saber que cada coisa está em seu lugar me traz a sensação de organização interna. Assim, me apronto para uma nova etapa", conta Dany, que, enquanto põe a mão na massa, aproveita para pensar nas conquistas que quer fazer. "Nessa época, as pessoas, com mais ou menos intensidade, fazem uma revisão do passado e projetam seus desejos. Esse movimento coletivo potencializa a energia de abrir caminho para o novo", acredita Aline Mendes, consultora de Feng Shui. Dar adeus a tudo o que  está fora de uso é o primeiro passo para que as novas intenções ganhem força. "Eu chamo isso de destralhamento. É comum se sentir exausto e fracassado em ambientes desorganizados. Mas essa é também a hora de se despedir de mágoas e rancores. Aí a saúde melhora, a criatividade cresce, os relacionamentos se aprimoram". Limpar armários e gavetas pode se transformar num ritual para refletir sobre o que serve ou não e também para considerar o que queremos incluir na vida. "É um bom motivo para dar uma pausa à correria e olhar para os desejos mais secretos". Diz a psicóloga Lúcia Rosenberg.

ARRUMAR, DOAR, RECICLAR...
Quem quer mais prosperidade não tem como escapar de uma revisão do que fica ou sai de estantes, gavetas e armários da casa toda. Segundo o Feng shui, temos uma ligação afetiva e energética com cada objeto que nos cerca e às vezes isso também sobrecarrega. "Costumamos guardar coisas com medo que faltem no futuro. Isso bloqueia a energia da abundãncia", diz Aline. Para faciliatr a tarefa, quando surgir dúvida, pergunte-se: "Eu preciso mesmo disso?" E já separe numa caixa o que vai ser doado e reciclado (inclusive o lixo). Roupas e objetos sem uso há mais de dois anos, com certeza, não farão falte nem hoje nem nunca.

FAZER UMA FAXINA ENERGÉTICA
Sim, A casa também gosta de tomar banho. Carlos Solano pesquisou várias formas de purificar a casa, co chás de flores e ervas, sempre preparados colocando as folhas ou flores em infusão por 20 minutos. Para todos, vale a receita: "Basta misturar um litro de chá bem concentrado na água de um balde, embeber em um pano e passar com rodo, mentalizando boas intenções. Essa é uma forma simples de levar a força regeneradora da natureza para dentro de casa". De preferência, passe o pano dos fundos para a entrada. Em seguida, umedeça outro pano, e limpe móveis, janelas e portas.

BANHO PURIFICADOR - Feito com a infusão de folhas de eucalípto ( bactericida, remove todas as impurezas físicas e energéticas, é revitalizante).
BANHO FORTE - Feito com infusão de tomilho (que traz clareza) e flores de jasmim (estimula as transformações).
BANHO UNIFICADOR - Infusão de flores de hibisco (simbolizam o equilíbrio) e folhas de malva ( melhora a autoestima e aumenta a percepção ).
DEFUMAÇÃO PURIFICADORA - Os incensos sem perfume são indicados para limpezas pesadas. Os aromáticos podem ser escolhidos conforme a sensação que se quer despertar: "Incenso de lavanda ou flor de laranjeira traz calma. O cheirinho de limão remete ao frescor e combina com banheiro. De rosas, desperta o afeto. Canela é estimulante", indica Aline.

( Matéria retirada da revista CASA CLAUDIA - dezembro de 2010 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário