27 de set. de 2012

HOME-OFFICE

5 dicas para quem trabalha em casa

Recomendações valiosas para quem precisa trabalhar em casa sem prejudicar o trabalho ou a vida pessoal




5 dicas para quem trabalha em casa 5 dicas para quem trabalha em casa



Atualmente, trabalhar em casa tem se tornado cada dia mais comum. Apesar dessa facilidade do mundo moderno parecer uma verdadeira maravilha, ela pode também ter várias implicações negativas.
Se você trabalha em casa, sabe como é desafiador conciliar o lado pessoal e o profissional nesse ambiente. Em vista disso, coletamos dicas de especialistas para te ajudar nessa empreitada.
Nessa matéria apresentamos recomendações para que o trabalho em casa não se torne um fardo e para que você não se distraia com os assuntos pessoais enquanto precisa focar nas suas tarefas do serviço. Confira.

1 – Organize seu espaço de trabalho

Para que o seu trabalho em casa possa render sem te causar danos físicos, você precisa investir em um espaço que te proporcione horas de trabalho sem colocar sua saúde em risco.
Invista em uma cadeira confortável e cuide sempre da sua postura. Não se esqueça de dar uma volta pela casa a cada 2h pelo menos para alongar as pernas e braços, relaxar os músculos e descansar os olhos.
Tente fazer com que o espaço onde você trabalha seja um lugar agradável. Decore sua mesa com objetos que você goste e invista em materiais de trabalho de qualidade.

2 – Planeje o seu dia

Quando seu expediente em casa começar, a primeira coisa que você deve fazer é planejar o seu dia. Veja o que é preciso fazer e atribua prioridades a cada tarefa. No final do dia você poderá perceber o que foi possível ser feito e o que não foi e assim você criará um ritmo que facilitara o gerenciamento do seu tempo e do seu rendimento.

3 – Cuide bem do seu tempo

Outro fator muito importante quando se trata de trabalho em casa é o gerenciamento do tempo. Perder tempo com conversas longas ao telefone que não são a respeito do trabalho durante o seu expediente podem atrapalhar muito o seu rendimento e você poderá ficar atrasada em seus afazeres.
Para evitar problemas com o tempo, organize uma escala de horário e tente respeitá-la. Quanto menos concessões você fizer a si mesma para parar de trabalhar e fazer outra coisa, mais isso se tornará um costume. E pior ainda, você pode acabar não trabalhando no horário de trabalho e tendo que compensar no seu horário de descanso ou de lazer. Então respeite seu expediente.

4 – Não se isole

Trabalhar em casa não precisa necessariamente ter o ônus do isolamento social. Não é porque você está sozinha no espaço físico que precisa ficar isolada do resto mundo.
Usar as redes sociais e trocar alguns SMS durante o seu horário de trabalho ajuda a manter a sanidade mental além de ser um grande incentivo para o trabalho. Isto é, desde que as atividades sociais não atrapalhem o andamento do serviço.
Afinal trabalhar no isolamento está distante de parecer algo agradável, embora algumas pessoas apreciem.

5 – Perceba se isso é realmente bom para você

Por fim, é válido ficar atenta e tentar perceber se trabalhar em casa é realmente a melhor alternativa para você. Pessoas muito sociais podem sofrer trabalhando em casa e o que era para ser uma vantagem acaba se tornando desvantagem.
Sendo assim analise a situação de tempo em tempo para se certificar de que isso é realmente o que você quer para sua vida profissional e se não está interferindo na qualidade da sua vida pessoal. Se não estiver de acordo com suas expectativas, talvez seja viável dar uma chance para o trabalho fora de casa.













Fonte: Site Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário