27 de jul de 2010

COMO MONTAR UM PORTFOLIO

Um bom Portfolio pode fazer a diferença entre VOCÊ ou algum outro concorrente ser contratado para uma posição profissional, ou mesmo para vender seus produtos.

A frase acima, auto-explicativa já deveria ser o suficiente para fazer você pensar em produzir algum material de divulgação de seus talentos e habilidades.

Você pode ter muitos motivos para produzir um portfolio, tanto gráfico, físico quanto digital… Se você é um profissional free-lancer, você precisa deste material para mostrar sua produção bem como permitir que as pessoas entrem em contato. Se você é um estudante, ou desempregado, ou estudante-desempregado (o mais comum dos casos), então você precisa de um portfolio para prospectar oportunidades de colocação, mostrando o que você pode e sabe fazer. Eu acrescento: Se você é um artista, artesão... Se trabalha fazendo arte, precisa de um portfólio para mostrar seus produtos... Seu talento, seus dons...
Um portfolio deve ser uma peça de promoção para você e seu trabalho. Você deve se ver e ver seu nome como uma marca. E, por isso, deve tratar esta marca como uma boa marca merece: Providenciando uma boa imagem… Comece por um bom portfolio.

Pesquisei na Net algumas ideias para um portfólio online e achei interessante dividir com vocês essas dicas...

Bom proveito!

O QUE FAZ UM BOM PORTFÓLIO ONLINE?

1. LOGO

O seu logo é a primeira coisa que seu publico vai ver, por isso, coloque-o acima e a esquerda na página de seu portfolio, a fim de permitir aos visitantes a rápida identificação do “proprietário” do site.
Este logo não precisa necessariamente ser o seu nome, mas é uma boa idéia começar com seu nome, e não esqueça de sempre “linkar” seu logo á sua página pessoal, blog, ou currículo.

2. DESCRIÇÃO, OU TAGLINE
Se alguem chegou no seu portfolio, deve querer saber o que você faz. Aqui você conta o que faz ou ou que gostaria de fazer. Esta tagline deve ser curta e marcante, sintetizando sua área de atuação.

Coisa que você deve se perguntar para definir sua tagline:

O que você é? Um designer? Um Redator? Um desenvolvedor?

O que você faz ou quer fazer? Planejar websites? Desenvolver jogos?

De onde você é? Cidade? Estado? País?

Você é um free-lance ou profissional contratado? O que você esta buscando com este portfolio?


3. PORTFOLIO

As pessoas querem ver seus trabalhos anteriores, projetos e assim por diante, logo é seu portfolio que vai determinar se seu trabalho é ou não interessante para aquela pessoa… Logo mostre o que você tem de melhor.
Dependendo do que você faz pode ser necessário imagens grandes… Nunca coloque estas diretamente na página… Sempre mostre uma versão em baixa resolução e faça um link para o original em alta.

Nunca é uma má idéia ter um testemunhal de algum cliente ou empregador (somente se estes tem algo de bom pra dizer de você, é claro). Seus visitantes podem também querer ver como você desenvolve seus trabalhos, por isso mostrar diferentes estágios de projetos bem como estes finalizados é uma dica preciosa!


4. SERVIÇOS

Se sua tagline funcionou, ela disse o que você faz ou quer fazer… mas você precisa ser mais específico e se mostrar organizado(a)… Mostre tudo o que você pode fazer de forma organizada.
Deixe claro: Web Design, desenvolvimento, vídeo, redação, embalagens, animações etc etc etc


5. SOBRE MIM

Você e seu trabalho são o espetáculo! Deixe as pessoas conhecerem o homem ou a mulher por trás dos trabalhos! Conte um pouco de sua trajetória profissional, formação, experiência… Quanto mais detalhes sobre você for mostrado, mais irão conhecer você, logo mais facilmente irão confiar em você, daí para contratar você…

Se você não é envergonhado(a) coloque uma foto sua! Afinal se até no Orkut e no MSN voce tem fotos, porque nao no seu portfolio


6. CONTATO

Este é um dos mais importantes elementos de um portfolio online: as formas de contato! Não negligencie isto! Nunca!

Se alguem viu seu portfolio e deseja contactalo(a) facilite a vida dele! Providencie todas as formas possíveis de contato! Telefone, mail, endereço, MSN, twitter, Orkut...
Estas informações devem ser óbvias, visíveis e de fácil acesso. Não as esconda no rodapé de sua página!


7. BLOG
Fazer um BLOG sobre sua área de especialização é sempre uma boa idéia que demonstra interesse e conhecimento sobre sua área. Um Blog ajuda a promover sua marca e evita que seu site fique estático.

Permita que as pessoas acompanhem seu desenvolvimento acrescente um RSS Feed (é fácil, pesquise no google como fazer!) e mostre seus posts populares para novos visitantes.

Acrescente tambem formas de feedback.


8. ESTIMULE UMA AÇÃO
A esta altura você já deve saber o que quer de seu portfolio on-line… para alcançar isto, os visitantes devem chegar ás conclusões que você estabeleceu para eles atingirem…. para isto oriente a navegação e o raciocínio de seus visitantes estimulando ações a serem tomadas pelos visitantes… coisas do tipo: “Veja meus trabalhos recentes” ou “Contrate-me” ou “Solicite uma estimativa de custos” ou “Veja meu portfolio” (caso este não esteja na pagina)… Assim por diante….


9. USE SITES DE REDES SOCIAIS
Agora que seu visitante tem interesse em voce encorage-os a seguir voce por outros sites. Deixe claro que ele pode conhecer você melhor em sites como twitter, facebook, flickr, orkut (por favor, saia de “comunidades” do tipo: “Odeio segundas feiras” ou “Levantar cedo? Tou fora!” ou “Meu patrão é a encarnação do diabo” ou “o prof. Pedott é uma mala” este tipo de “comu” só depõe contra você… tente participar de “comus” ligadas ao seu trabalho).


10. LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Como você se conduz é importante. Se este portfolio é seu portfolio pessoal, seja pessoal, não aja ou se mostre como um conglomerado multinacional frio e impessoal, acrescente um pouco de emoção, seja humano(a) e simpático(a)… mas sem exageros. Ao terminar leia e releia ate ficar satisfeito(a) com o resultado.

OUTRAS DICAS:

Mostre de onde você é… as vezes até mesmo o fuso horário se torna importante em determinados campos.

Validação é importante! Sempre se certifique que seu portfolio funciona nos principais browsers (Internet Explorer, FireFox, Opera, Chrome)

Linque as imagens , não apenas o texto. Pessoas tendem a clicar em imagens.

Se voce nao tem ainda um portfolio, faça projetos, crie um tema para o WordPress, desenhe um kit de icones, logotipos para ONGs, está cheio de oportunidades para desenvolver projetos. E tem uma enorme diferença um portfolio cheio e um vazio.

Procure sempre ficar entre 10 e 15 trabalhos em sua amostragem. Troque-os de tempos em tempos
 
 
Bem gente, compartilhando essas dicas, espero ter ajudado a esclarecer dúvidas!!!

2 comentários:

  1. oi emilia vim te convidar pra participar da promoçao que esta la no blog da nossa amiga sglea , pegue seu selinho lá e participe bjs

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